26 de nov. de 2009

A garota mais cutie do mundo




Zooey Deschanel. A garota do momento. Por isso que milhares de blogs por aí falam dela (inclusive esse, obviamente). Desde o lançamento de 500 days of Summer, mais precisamente, ela é a nova namoradinha do mundo. Com seu rosto de boneca de porcelana e seu jeitinho meigo e meio esquisito, ela é a mais perfeita definição para o verbete inglês "cute".

Confesso que me apaixonei por ela há um tempo atrás, quando assisti a um filme horrível com a cabeçudinha do Sex and the city, em que Zooey era a "roomate" da personagem principal. Depois disso, me lembrei que a atriz já tinha participado de outro filme muito bom, "Quase Famosos", em que fazia a irmã do personagem principal. Papéis até então coadjuvantes, mas que já formaram um belo cartão de visita de sua beleza e talento.

Além de atuar, Zooey também canta e toca alguns instrumentos na banda She & Him, que acabou de lançar seu primeiro álbum. No vídeo abaixo, você fatalmente se apaixonará por ela. Se não cair pela musa logo de cara, você não passará dos 54 segundos do vídeo. Ninguém passa.


9 de nov. de 2009

Emocionante



O vídeo abaixo contém uma música que não é das melhores, pode soar até brega, mas é emocionante. Conta a vida de um dos maiores, se não o maior, personagens esportivos da história. Fala de seus (vários) altos e (vários) baixos. De seus sonhos enquanto criança e de sua luta para se livrar de um problema crônico. Tem aquele sempre presente ufanismo argentino, mas não podemos deixar de notar e entender a razão. O personagem é um d10s para os porteños, e realmente chegou perto disso.






Goodfellas Hermano



Plata Quemada é um filme sensacional. Além de muito bem feito, tem ótimos atores e aquele charme porteño que sempre agrega muito à uma diversidade enorme de coisas. Confesso que o cinema sulamericano, especialmente o argentino e o brasileiro, me atrae bastante, e isso fez com que eu não pensasse duas vezes antes de baixar a pelicula.

Como havia assistido à obra prima de Martin Scorsese "Goodfellas" semanas antes, não tive como não traçar um paralelo com a produção argentina. Plata Quemada me soou como um Goodfellas semi-homoerótico do hemisfério sul dos anos sessenta. Claro que com as devidas proporções, ainda que a máfia italiana retratada nos filmes tenha muito amadorismo e erros simples, muito apimentados pela falta de controle emocional e pela falta de discrição dos italianos.

O engraçado também é como sempre tem um verme, que faz a alegria dos criminosos, e meio que "escreve o roteiro" do filme. As pessoas se vendem com uma facilidade enorme (não as recrimino), muito mais do que eu imaginava. Embora discriminado por algumas pessoas quando utilizava exemplos cinematográficos para explicar ou analisar fatos cotidianos, cada vez mais afirmo que esse é um ótimo meio de explicar coisas que acontecem na vida.

Esse foi, até o presente momento, o melhor filme argentino a que eu já assisti, e um dos melhores da américa do sul também.

2 de nov. de 2009

Ele é de Alfa-Centauro!



Viciei no Serguei. Desde que baixei uns "albuns" dele há uma semana, tenho ouvido sem parar. Eu meio que sempre admirei o cara, mais por sua volúpia, vontade e loucura do que por seu talento ou por suas realizações, até porque não conhecia nenhuma de suas músicas. Conheci o Serguei no programa do Jô. Foi uma entrevista extremamente engraçada, e nela ouvi pela primeira vez termos como "pansexualismo".

A excentricidade dele me atraiu. O cara já tinha mais de setenta anos e ainda tinha certo vigor físico, apesar de não raciocinar mais como uma pessoa normal (não sei se algum dia ele chegou a raciocinar normalmente). Ele cantava, ou melhor, berrava, acompanhado de sua banda. Serguei canta mal, tem pouco talento. Mas tem carisma. Eu curto ver e ouvir o cara. Algumas de suas músicas são legais mesmo, na minha opinião. Acho que nessa onda retrô-revival, Serguei é uma ótima fonte de água límpida e pura para empresários inescrupulosos, e para os que não curtem mais a água cheia de cloro e conservantes que nos é oferecida.

Janis Joplin foi um marco na vida de Serguei. Em visita ao Brasil, a texana conheceu o "biscoito fino" do rock brasileiro em um pulgueiro carioca e a atração foi mútua. O brasileiro afirma que transou com ela, e que por meio dela conheceu Hendrix, Jim Morrison e outros. Conta até que viveu com ela por um mês nos Estados Unidos. Confira entrevista com o divino do rock aqui.

Hoje Serguei vive modestamente em Saquarema, no Rio de Janeiro, no Museu do Rock, como ele curte dizer. Em todos os relatos que lí, dizem que o roqueiro carioca é uma pessoa simples, muito amigável e que ainda topa participar de eventos relacionados à música. Ainda trarei esse cara para São Paulo, e ele gravará com bandas de amigos meus, catapultando-os para sempre ao sucesso.