31 de dez. de 2009

Sesc paga pau



Olha aí, Diegão! Copiaram seu design! Tão achando que é código livre agora!

Feliz 2010! (not)

26 de dez. de 2009

vida loka na PG


Não sei por que, mas quando fico aqui na Praia Grande, a história é sempre a mesma. Muito calor (o sol muitas vezes ausente, infelizmente; o mormaço que deixa tudo insuportavelmente abafado), ventiladores barulhentos e ineficazes, que só me deixam com o nariz escorrendo e a garganta querendo foder com tudo, e uma incrível apatia, preguiça e principalmente, falta de apetite. Até a picanha assada há pouco teve que ser empurrada guela abaixo. Agora eu entendo como se vende tanta cerveja na praia. Para agüentar tudo isso combinado com toda a população da capital alojada no litoral, só bebendo demais. Saboreio uma garrafinha de Itaipava neste momento, que é o ápice do meu dia, à 1:15 de sábado, vinte e seis de dezembro de 2009.

Logo que chegamos perto do mar, ontem pela manhã, vimos uma bandeira vermelha, dizendo que o mar, naquela “faixa”, estava impróprio para banho. E, para a minha surpresa, há uns 10 metros dali o mar já estava próprio para banho.Como será que a sujeira fica ali, naquela “faixa” quietinha, deixando só aquela parte imprópria? Será que o mar tem raias agora? São perguntas que jamais serão respondidas.

Estranho que, ao sair a noite para ir ao mercado comprar um sorvete, vejo que o passatempo do paulista no litoral é o mesmo que em qualquer parte do mundo. A “feirinha” de artesanato, paraíso de compras para pessoas de diversas idades, estava lotada, abarrotada. Significa que saímos de nossas refrescantes casas na capital para pegar um trânsito na estrada, agüentar um mormaço filho da mãe, alugar uma casa no litoral por um preço exorbitante, sofrer com tudo mais mencionado anteriormente no primeiro parágrafo, para simplesmente ir à feirinha de artesanato de noite, lotada. Esse é o nosso ideal de descanso e lazer.

21 de dez. de 2009

também vou...




O natal e o ano novo são as datas mais comemoradas pelos habitantes desse mundo. Ainda não descobri o motivo. Na minha opinião, essas datas são dias normais, e são somente desculpas para ir até o litoral, abarrotado de gente. Se o povo reclama tanto de trânsito, lugares superlotados, pra que ir a lugares com essas características até quando estão livres para fazer coisas que as deixem tranquilas?

Na próxima sexta-feira, por insistência familiar, irei à praia. Ficaremos em um confortável apartamento, gentilmente cedido por um tio. Claro que é legal ir para a praia, tomar um sol, não fazer nada, mas poderia tranquilamente fazer isso aqui em São Paulo. Poderiamos ir até o litoral em dias mais tranquilos, como o ano novo judaico (porque não?), o dia do tigre na China. Afinal, são datas "comemorativas" como o natal e o ano novo, e não podem ser desprezadas. Por que o dia do tigre na China ainda não virou feriado aqui e no resto do mundo? Não seria legal comprarmos pequenos tigres e presentear pessoas queridas nesta grande data? Todas essas datas não estão ligadas com a compra de presentes, não são datas de consumo?

Buda/Allá/Deus, por favor, façam com que o sol apareça insistentemente no litoral paulista entre os dias 25 e 28 de dezembro de 2009. Pelo menos isso. Daí eu posso bater uma bola tranquilamente.

11 de dez. de 2009

cidade líder < cidade de deus




Tinha muita curiosidade de ver o filme "Linha de Passe", de Walter Salles e Daniela Thomas. Já tinha lido vários artigos bons sobre a película e também sabia que o filme foi aclamado no exterior, juntamente com a protagonista Sandra Corvelone. A proximidade de temas em relação ao brilhante "Cidade de Deus" foi mais um fator que me atraiu.

O filme é muito bom. Todos os atores foram bem. A trama também é bem elaborada, mostrando com detalhes a vida de Cleuza, empregada doméstica grávida, e seus quatro filhos, num bairro pobre da zona leste paulistana: Dinho, um ex-presidiário que se tornou um fervoroso evangélico e trabalha como frentista; Denis, um motoboy, que agora tem um filho para sustentar; Dario, um aspirante a jogador de futebol, que vê de perto o contraste da injustiça social; e Reginaldo, o mais jovem deles, que faz uma verdadeira peregrinação pelos onibus da cidade em busca do desconhecido pai.

É uma crítica também à sociedade, mostrando até onde o dinheiro faz as pessoas chegarem, seja o técnico de Dario pedindo grana para escalá-lo, ou as responsabilidades de Denis, que o "fazem" apelar para outros meios de renda.

Na minha opinião, "Linha de passe" é um "Cidade de Deus" sem o charme da produção carioca. É quase que um paralelo entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Enquanto em "Cidade..." a estética é mais levada a sério, em "Linha de Passe" o "futebol é mais competitivo, objetivo, sem muito brilho". Ambos os filmes obtiveram sucesso em suas propostas.




9 de dez. de 2009

3 de dez. de 2009

G´day, mate!


Eric Bana e Leslie Mann - Funny People (2009)

Passei um tempo na Austrália e várias pessoas me perguntam sobre o inglês de lá. Sempre digo que é uma mistura entre o inglês falado no Reino Unido e o inglês falado no Texas, porém sinto que as pessoas não se contentam com essa tentativa de explicação. Até que, ao assistir o filme "Funny People", vi o ator australiano Eric Bana interpretar um australiano da "gema". O sotaque é exatamente igual ao dos jovens da Austrália, e não é um dos mais fáceis de entender também. A atriz Leslie Mann, depois de um tempinho, passa a imitar o sotaque "roo shagger". Cliquem no link abaixo porque o "dono" do vídeo proibiu a incorporação. Fuckface.

http://www.youtube.com/watch?v=Vg6OGOSs3Jk

Eles são bons...


Judd Apatow, Seth Rogen e Jonah Hill

Comédia. Um dos gêneros mais estimados por todos. Mas você sabe o quanto é difícil achar uma comédia que preste, seja no cinema, na locadora, na tv, ou até para baixar? É realmente muito complicado. Sempre que saía uma comédia no cinema, eu ia cheio de esperança assistir. E em 95% das vezes voltava desolado.

Até que assisti no cinema "O virgem de 40 anos", de Judd Apatow. Fazia tempo que uma comédia não pegava o público dessa maneira. Os atores são sensacionais. Steve Carrel fez certamente o melhor filme de sua vida, enquanto Catherine Keener mostrou que pode ser uma hot nanny com conteúdo. Além deles, outros atores se destacaram, como Paul Rudd, Jane Lynch, Jonah Hill e Seth Rogen, o melhor deles. Até comprei o dvd original do filme, um ato raro.

Paul Rudd, Seth Rogen e Steve Carrel (deitado)

Depois de um tempo, voltei ao cinema para conferir "Superbad". Achei ainda melhor que "O virgem...". A comédia sobre o cotidiano adolescente americano é sensacional. As atuações de todos os envolvidos são maravilhosas. Foi nesse filme que os atualmente famosos Michael Cera e Jonah Hill apareceram. E quem estava lá novamente? Seth Rogen. Daí já começaram as analogias clássicas. O gordinho canadense teve papel importantissimo nas 2 melhores comédias que eu já havia assistido na minha vida. O diretor/produtor Judd Apatow também. O ator Jonah Hill também. Coincidência? Não.
Christopher Mintz-Plasse, Jonah Hill e Michael Cera

Eles fazem parte de uma "trupe judaica" que domina totalmente a comédia cinematográfica há algum tempo. Judd Apatow já tem mais tempo de trabalho, e antes de dirigir "O virgem...", já tinha trabalhado como produtor (principalmente) em várias comédias, como "The cable guy (O pentelho, com Jim Carrey)", "As loucas aventuras de Dick e Jane" e "O ancora", com Will Ferrel. Além disso, escreveu uma série de tv chamada "Freaks and Geeks", que, apesar do sucesso e da legião de fãs, foi cancelada prematuramente. Foi aí que conheceu Seth Rogen.

O simpático e hilário Seth Rogen ingressou no grupo e alinhou diversos bons filmes, como "The pineapple Express", "Step brothers" e "Zack and Miri make a porno" (esse sem Apatow). Sempre demonstrando muito talento e acidez nas piadas, se tornou um dos atores/roteiristas/produtores preferidos da nova geração. As comédias de que participa são simples e originais. Não são apelativas e não caem no lugar comum das outras produções do gênero.

Ontem mesmo baixei e assisti o último trabalho lançado pela trinca Apatow-Rogen-Hill, "Funny People", com Adam Sandler no papel principal. O filme é muito bom, e conta a história de um famoso ator cômico (Sandler), que após exames de rotina, descobre que tem pouco tempo de vida. Ele resolve não contar para ninguém, e em uma noite em que se apresenta num clube de comédia, conhece Ira (Rogen), que é um comediante amador com bastante potencial, e Leo (Hill), seu companheiro de quarto e também comediante. George (Sandler) gosta das piadas dos dois e pede a eles para escrever seu material. Assim começa uma grande amizade entre eles. O filme tem ótimas sequências e parece ter bem menos que 2 horas e alguns minutos (um ótimo medidor de qualidade deste que vos fala).

Trupe Judaica

Assistirei a todos os filmes dos citados acima rapidamente (infelizmente, não são muitos ainda). Inclusive baixo agora o filme "Knocked Up", que tem a participação de Rogen e Hill e a direção de Apatow. É uma produção de 2007, feita entre "O virgem..." e "Superbad". Enormes expectativas.




1 de dez. de 2009

Constatações...




Após 4 meses sabáticos, tenho conclusões bombásticas, que colocarão o sistema vigente abaixo. Nunca mais tive crises de rinite. Lembro que quando trabalhava, as crises eram constantes, e pelo menos uma vez por mês eu sofria com narinas entupidas e doloridas de tanto assoar. Além da rinite, nunca mais tive qualquer tipo de problema de saúde, como dor de cabeça, diarréia, febre, gripe e coisas do gênero. Também não usei nenhum medicamento nesse tempo.

Sou agora uma pessoa mais tranquila. Não tenho mais desejos incontroláveis de consumo. Claro que as vezes é difícil não desejar alguns objetos, afinal fiz isso minha vida toda. Só assisto tv enquanto almoço ou janto (tirando o futebol), e não sinto muita falta. Poderia dizer que hoje viveria sem a televisão tranquilamente.

Filmes, esportes, música (principalmente) e internet formam a base atual do meu cotidiano. Jogar futebol é tão bom que atualmente as segundas-feiras são os melhores dias da semana para mim. Jogo em uma quadra abafada, pequena, de certa forma perigosa, e me divirto como quando jogava em minha infância. Anseio pela próxima segunda-feira logo que os jogos acabam.

Assisto a pelo menos um filme por dia. A banda larga está incrivelmente rápida ultimamente para baixar filmes. E meu plano não é dos mais rápidos. Alguns filmes me inspiram muito, mas não sei onde e como transformar essa inspiração em algo produtivo. Juro que tento, mas algumas vezes me entrego ao tédio, que é uma das contra-indicações atuais (espero que não se torne permanente).

Enfim, me sinto muito melhor do que antes. Esse estilo de vida me tornou mais saudável, tranquilo e feliz. Isso só me leva a crer que o estilo de vida atualmente adotado por 90% da população mundial é o responsável pela absurda maioria das desgraças do mundo. Uma coisa é ligada a outra e assim, as caldeiras são abastecidas. E assim vamos.