4 de mai. de 2011

metrô (livre) leve (e solto)



Metrô leve? Isso mesmo. Vi em um desses panfletos capitalistas, distribuidos por quem deve receber cerca de 10 reais por dia para entregá-los, que a continuação da linha verde do metrô, a partir da estação Vila Prudente ou Oratorio (não estava muito claro no panfleto), deverá fazer uso do metrô leve, que nada mais é do que trens compostos com tração elétrica sobre pneus, em uma viga central, no eixo das avenidas, elevada entre 10 e 15 metros de altura. Esse esquema não interfere no sistema viário, além de não poluir o ar e ter baixo nível de ruído.

O problema é que a atual linha verde já funciona no esquema 'velho' do metrô, ou seja, com os trens que estamos acostumados a ver. Para o sistema 'velho' do metrô 'conversar' com o esquema de metrô leve, na mesma linha, serão necessários óbvios ajustes, a não ser que se tenha dois tipos diferentes de transporte NA MESMA LINHA, e se tenha que fazer baldiação NA MESMA LINHA. A parte boa é que essa linha terá quase 25 km de extensão e irá até a cidade tiradentes, atendendo muita gente e de certa forma desafogando a linha vermelha.

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