9 de nov. de 2009

Goodfellas Hermano



Plata Quemada é um filme sensacional. Além de muito bem feito, tem ótimos atores e aquele charme porteño que sempre agrega muito à uma diversidade enorme de coisas. Confesso que o cinema sulamericano, especialmente o argentino e o brasileiro, me atrae bastante, e isso fez com que eu não pensasse duas vezes antes de baixar a pelicula.

Como havia assistido à obra prima de Martin Scorsese "Goodfellas" semanas antes, não tive como não traçar um paralelo com a produção argentina. Plata Quemada me soou como um Goodfellas semi-homoerótico do hemisfério sul dos anos sessenta. Claro que com as devidas proporções, ainda que a máfia italiana retratada nos filmes tenha muito amadorismo e erros simples, muito apimentados pela falta de controle emocional e pela falta de discrição dos italianos.

O engraçado também é como sempre tem um verme, que faz a alegria dos criminosos, e meio que "escreve o roteiro" do filme. As pessoas se vendem com uma facilidade enorme (não as recrimino), muito mais do que eu imaginava. Embora discriminado por algumas pessoas quando utilizava exemplos cinematográficos para explicar ou analisar fatos cotidianos, cada vez mais afirmo que esse é um ótimo meio de explicar coisas que acontecem na vida.

Esse foi, até o presente momento, o melhor filme argentino a que eu já assisti, e um dos melhores da américa do sul também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário