12 de mai. de 2011

uma história de amor



Assisti ontem a um filme do michael moore sobre o colapso financeiro norte-americano. Todo mundo fala que esse cara é chato e tal, mas queria saber de outra pessoa que pise tanto no calo de quem merece quanto ele. Pode ser que tudo que ele faz seja combinado com quem manda, já que não é barato fazer filmes e sempre é necessário dinheiro, mas eu não acredito nisso.

O ponto básico do filme é mostrar a quem é capaz de entender que o sistema em que o mundo vive hoje privilegia os ricos e deixa os não-ricos de lado. Junto com frases como 'para cada bilionário existem 25 mil pobres', são contadas histórias sobre trabalhadores que perdem suas casas para grandes bancos, que por sua vez, por qualquer motivo, são salvos pelo governo quando entram em falência, ao contrário do trabalhador que perdeu sua casa, com a justificativa de 'manterem o emprego das pessoas'. Tá. Então porque milhões são demitidos todo ano?

O capitalismo é o sistema mais desigual que existe, ao contrário do que dizia bush, o ex-presidente americano. O problema é que ele tem um poder (que só pode ter sido dado à ele por algo sobrenatural) de se manter santo (mesmo privilegiando 1% da população apenas) e de sempre conquistar novos adeptos, que são doutrinados desde os tempos de escola. Estaria eu errado ou seu filho/neto/primo/irmão/amigo adolescente só quer saber do tênis da moda e nem sabe qual a função de um senador (nao que eles tenham função, mas né...) ?

Não há perspectivas de melhora. Trabalhamos cada vez mais (a produtividade individual cresce a cada segundo), ganhamos cada vez menos (justo né?) e pagamos cada vez mais caro por coisas que nem deveriamos ter que pagar (plano de saude: baraaaaato!). E é assim que vivemos, sem reclamar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário