10 de jun. de 2011

angulos



Esse último album do Strokes é um album muito bom. Essa frase anterior tao esclarecedora tem o objetivo de prepara-los para uma 'critica' ao album angles por uma pessoa que não entende quase nada de música. Mas pelo menos eu gosto de musica. Strokes é uma banda sensacional.

O album soa meio oitentista, tanto pelo uso de sintetizadores e batidas eletronicas (falsas), tanto pelo metodo de gravação da voz de casablancas em algumas faixas, especialmente na faixa três, que desde a primeira vez que ouvi me lembrou muito a banda 'the cars', que é anos oitenta até os ossos. Até a capa na verdade tem referencia aos anos oitenta, seja pelas cores ou pela simplicidade extravagante.

Angles me lembra muito o primeiro album solo de julian casablancas. As musicas parecem ser mais leves, mais eletronicas, do que nos tres albuns anteriores. Isso tem o lado bom e o lado ruim. O lado bom é que a banda está 'diferente': não parece tão forçada como em 'first impression of earth', as coisas parecem fluir mais naturalmente. O lado ruim é que o album me parece mais um trabalho solo do vocalista, mesmo sabendo que o guitarrista nick valensi participou muito da parte criativa.

Tenho a impressão de que, para os membros da banda, a mesma passou a ser um projeto paralelo e não o principal. Isso se deve ao tempo de hiato da banda, que durou quase cinco anos, e à ja supracitada similaridade com o album solo de casablancas. Não podemos esquecer também que isso pode ser uma 'jogada' dos membros da banda, que sempre passam a imagem que não estão 'nem aí' com nada.

'Under cover of darkness' é a musica que mais me lembra o strokes mais antigo, e assim não pode deixar de ser um dos destaques. 'Machu Picchu' é uma canção sensacional. 'Taken for a fool' também lembra o strokes 'velho'. As coisas ditas acima e mais destaques do album se juntam à leveza e despreocupação que me levam a pensar que esse deve ser o último album da banda, infelizmente. Sorte que albert hammond jr e julian casablancas tem e terão projetos solos legais.

E não, eu não vou ao show em SP desse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário