10 de set. de 2009

Desde Montevideo...



















O selecionado uruguaio definitivamente já teve dias bem melhores. Com partidas melancólicas e fraquíssimas tecnicamente, o bando de jogadores tenta a classificação para o mundial da África do Sul contra adversários outrora fáceis de serem batidos, como Venezuela, Equador e Chile, e não vem obtendo sucesso.

A atual safra de jogadores uruguaios não é das piores, e tem como destaques o atacante Diego Forlán (Atlético de Madrid), o zagueiro e capitão Diego Lugano (Fenerbahce - foto), o também zagueiro Diego Godin (Villareal), o atacante Luis Suarez (Ajax) e o volante Walter Gargano (Napoli). Parece ser, combinado com outros jogadores disciplinados taticamente, como Sebastian Eguren, Bruno Silva e Loco Abreu, suficiente para pelo menos conseguir vaga na copa do mundo, mas não é (ou não vem sendo).

No jogo de ontem, contra a Colômbia, no mítico estádio Centenário, em Montevidéu, o Uruguai estava desfalcado de Lugano e Godin, a zaga titular. A falta de liderança, que o atacante Forlán tentou suprir, quase foi determinante para um mau resultado dos celestes. Não fosse a eterna irresponsabilidade ofensiva e defensiva dos colombianos, o Uruguai teria conhecido mais uma derrota nessas eliminatórias.

A vitória por 3 a 1 parece ter sido tranquila, mas isso fica no placar somente. Após abrir o placar com Suarez (aproveitando falha da zaga colombiana), os uruguaios perderam o lateral Valdez, expulso por falta dura ainda no 1º tempo, e sofreram o empate no começo do 2º (falha do limitadíssimo goleiro Castillo). Quando a vaca parecia ir para o brejo, Forlán finalmente assumiu a função de liderar o time charruá, e foi importantíssimo para a equipe, ditando o ritmo na jogada do 2º gol, de Scotti, e dando a assitência para Eguren anotar o terceiro.

Agora, os Celestes pegam o Equador, adversário direto, fora de casa, e necessitam de um bom resultado para poder decidir em casa contra a desesperada Argentina, em seu último jogo nas eliminatórias. Como fato positivo, vale lembrar que a vaga para a copa de 2002 foi obtida também na última rodada, também contra a Argentina, e também no estádio Centenário.

A classificação ainda é possível. A mística celeste, apesar de tudo, ainda respira.


Gols da partida de ontem, entre Uruguai e Colômbia

Nenhum comentário:

Postar um comentário