24 de ago. de 2009

Descobertas no YouTube


Sou (mais um) fã do YouTube, e ultimamente um dos meus hobbies é procurar por covers musicais bem feitos nos arquivos do site, e claro que quase não saio dos meus gêneros musicais favoritos (embora a lista seja cada vez mais ampla), como rock, samba e música boa (o melhor dos gêneros). Gosto de bandas como The Libertines, Radiohead (mais antigo), Kings of Leon (mais antigo) e ao procurar covers de suas músicas, me deparei com um inglês que faz versões bem agradáveis de vários clássicos das bandas afore mentioned. Acompanhado somente de seu violão e de sua (boa) câmera, James Worton já tem fiéis seguidores em seu canal no YouTube.

Apesar de não ser um expert em música ou instrumentos musicais ou sobre como tocá-los (longe disso), sei apreciar o que considero bom. A voz de James não deve ser perfeita e não deve ter um alcance muito grande, porém, na minha opinião, casa quase que perfeitamento com esse novo estilo meio que criado pelo YouTube. Suas habilidades no violão também não são desprezíveis. Além disso, por sua suposta beleza, algumas fãs mais atiradas tecem comentários bem diretos ao rapaz, que leva tudo com um (aparente) bom-humor.

Parece que para o jovem inglês a música também é um hobbie, pois em seu canal ele declara ter outra profissão. E é majoritariamente por músicos por hobbie que esse estilo voz-violão(guitarra)-câmera foi criado. Alguns, como James, tem músicas próprias e essas também tem bons números de visualizações em seus canais. Está aí outro modo para artistas mostrarem seus trabalhos próprios: primeiro fisgam o ouvinte pelo cover bem feito e depois, com a afinidade criada, lhes mostram suas criações.

Mudando um pouco o gênero, poucos músicos por hobbie do Brasil que tocam samba postam vídeos no YouTube. É muito difícil, aliás, encontrar videos ou até mesmo "mp3" de sambistas como Candeia, Cartola e muitos outros. É uma bela oportunidade para quem curte esse estilo de música de mostrar seu trabalho para um grande número de pessoas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário