20 de ago. de 2009

They want you!

Muitos certamente já viram o agradável seriado americano The King of Queens. É aquele seriado meio água com açúcar, que parece que foi feito por não haver coisa melhor disponível. Apesar de ótimos atores , como o lendário Jerry Stiller, o negócio não embala e não entusiasma ninguém, apesar de as vezes eu esticar minhas "noites" até as 6:30 da manhã apenas para assistí-lo.

Mas o intuito do post não é lhes apresentar a série, e sim perseguir o sistema da sociedade que nos é imposto de formas que as vezes nem percebemos. No seriado, o personagem principal Doug é o típico americano: gordo, rosa, emprego de certa forma estável, casa na hipoteca, esposa decente, apreciador das mais diversas franquias esportivas e "fast foodistas" da região, amigos com interesses similares, total desinteresse pelo mundo e pelo próprio país. A vida "perfeita" do american way of living, que nos é de certa forma empurrada justamente via sitcoms.

O que eles não dizem é que o american way of living é extremamente tedioso, e tem como maior objetivo te anular completamente até que você se sinta tão dormente que não consegue nem lembrar do que fez no dia anterior, ou quiçá, na hora anterior. A pessoa perde qualquer vontade de ser "sociável"; quer chegar em casa, sentar no sofá, ligar a tv, abrir uma cerveja, comer uma costelinha de porco gordurosa, dormir sentado e sujo no sofá, para depois se arrastar pra cama para acordar cedo no dia seguinte e fazer tudo de novo.

Os finais de semana, cada vez mais curtos em razão do aumento das horas trabalhadas, são "aproveitados" com idas ao shopping center para preencher o "vazio", ou seja, gastar a prata que você ganha perdendo sua vida, achando que assim você se sentirá recompensado. Mas isso não acontece; o que acontece é que você cada vez mais precisa gastar para preencher o buraco, que não é preenchido e sim alargado por esses mecânicos movimentos.

Não estou dizendo que as pessoas não necessitam de dinheiro ou bens materiais, porque infelizmente todos necessitam. Assim sendo, naturalmente necessitam trabalhar para obter dinheiro. Aí mora o problema: na maioria das vezes as pessoas trabalham em ocupações que não as satisfazem. As mesmas se tornam amargas e seus relacionamentos sociais apodrecem (aumento do número de divórcios e dos casos de depressão ring any bells?). Além disso, a falta de tempo te impossiblita de ter uma vida ao menos mediana durante a semana. Como acordar as 6, começar o trabalho as 8, sair do trabalho quebrado as 18, chegar em casa as 20 e ainda dar uma corridinha no parque ou praticar algum esporte? Você mal tem tempo de jantar antes que o sono te espanque e te coloque em coma (não que você já não esteja em coma). Nem falo sobre o que acontece com as relaçoes conjugais porque graças a deus não era casado enquanto fui parte do "sistema".

Sim, foi um relato de certa forma auto-biográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário