19 de ago. de 2009

Friends, sempre simpático

















Um dos maiores sucessos da história dos Sitcoms, Friends terá sempre um lugar no coração de seus fãs. Um seriado simpático, com jovens bonitos e felizes, algumas sequências realmente hilariantes e longas 10 temporadas. Foi sugado até a última gota, tanto que o episódio final foi aquém dos melhores episódios da série.

Não dissertarei sobre os personagens, nem sobre as situações, nem sobre os melhores episódios ou melhores sequências. O ponto principal é explicar a importância do seriado e seus pontos fortes. Friends não foi uma série do calibre de Seinfeld, por exemplo, mas sempre cumpriu o seu dever com louvor. O estrondoso sucesso comercial e os milhões de fãs maníacos são provas de que, sem a mega produção por trás, a série não iria muito longe, mas também provam que alguma qualidade ela tem.

Todo produto tem uma vida útil, e Friends não escapou disso. Se as primeiras temporadas foram as melhores, as finais, especialmente as 3 últimas, foram meio que encheções de linguiça. As piadas se tornaram batidas e as situações não tão cômicas assim. A série perdurou mais pela adoração dos fãs do que pelas qualidades da mesma. Ainda assim, para quem seguia a série desde o início, era agradável de assistir.

Lembro que, lá pelos idos de 2001, assisti a uma maratona Friends no canal Sony. Todos os episodios das 5 primeiras temporadas em menos de um mês. Instantaneamente me tornei um viciado na série, e não a perdia por nada; todo dia das 7 as 9 era a série na tv da sala (a única com tv a cabo). Nessa época, ainda não conhecia Seinfeld, e Friends foi a primeira série que acompanhei mesmo.

Alguns acusam Friends de tentar repetir a fórmula de Seinfeld. Eu não concordo. Acho as séries bem diferentes e que ambas só tem em comum a cidade de Nova Iorque. Não acho Joey o novo Kramer. Além disso, humoristicamente não há como comparar Friends com Seinfeld. Aliás, não há como comparar Seinfeld com nenhuma outra série de tv, e não seria justo fazê-lo justamente com um sitcom tão simpático quanto Friends.

O legado de Friends ainda durará muito tempo. Algumas séries vieram para cobrir o buraco, como Two and a half Men e Old Christine, com a primeira até superando Friends. Mas a simpatia do seriado "nova iorquino" lhe concede admiração atemporal. Com alguma justiça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário