4 de jan. de 2010

generalizando...




Será que o cara que assim me (eu = tyler durden do texto) definiu em uma discussão político-ideológica no orkut está certo?

"Sem querer fazer um ataque pessoal, mas isso que o Tyler Durden falou é o que passa pela cabeça de muitos jovens, de maneira completamente confusa (como ele mesmo ilustrou).

Primeiro, eles pensam que o mundo é injusto. Depois, que o mundo deveria ser justo. Por fim, que o meio pelo qual o mundo poderia ser justo é pelo comunismo (em que todos supostamente têm a mesma chance), depois eles citam Che Guevara (e compram camisas com o rosto dele estampado), defendem a morte como instrumento para salvação social, condenam as elites, entram pro DCE, etc, mas isso não vem ao caso.

O primeiro passo é o que tá em discussão. O mundo é injusto? Sim, mas só na medida em que nem todos têm as mesmas condições pra crescer na vida. E isso é condição suficiente para isentar todo infrator de punição? CLARO QUE NÃO, PORRA. É evidente que não. Quer fazer um exercício mental que prova isso? Prossegue com essa linha de raciocínio e tu chega na conclusão de que ninguém pode ser culpado, condenado, preso (como eu tinha anunciado) pelo que faz, porque a culpa é sempre transferida pro contexto, e isso é inadmissível.

O interessante é o terceiro passo, a adoção do comunismo. Os jovens seguidamente pensam que o comunismo é a salvação da Humanidade, mas não tão seguidamente pensam que os regimes comunistas foram um fracasso sob todos os pontos de vista possíveis, porque criaram mais desgraça e desigualdade econômica do que os regimes capitalistas (poucos manipulam todo o dinheiro do regime, e muitos passam fome sem ter alternativa e mobilidade social), isso tudo com incontáveis (porque não existia transparência política) mortes como desculpa e meio para administrar o regime. Uma saída patética à qual eles apelam é dizer que esses regimes comunistas não eram comunistas! Isso enreda o problema em uma discussão verbal (sobre o nome das coisas, não sobre as coisas). Outra saída, que também não pode ser levada a sério, é dizer que toda a miséria causada pelo comunismo foi "por uma boa causa". Vá pra Cuba e diga isso, vá."

Um comentário:

  1. que medo deste texto pé!!!

    vejo isso todo dia na tv... leio no jornal... ouço no rádio... mas não esperaria ler isso no seu blogue!!

    ResponderExcluir