16 de jan. de 2010

Lugares semi-ocultos

Mapa do Estado do Texas, e Iola em vermelho


Gosto muito de cidades pequenas, e a partir de agora, falarei um pouco sobre elas. A escolhida de hoje é uma cidadezinha no Texas, EUA, chamada Iola. Isso mesmo. Iola. Dizem as pesquisas da internet que ela foi nomeada após Edward Ariola, um fazendeiro que se estabeleceu na região em 1836.

Em 1852 o "progresso" começou, com a construção de uma igreja que servia também como escola, e em 1871 foi instalado o primeiro posto dos correios. Lá por 1890, quando a cidade já tinha alguns comércios e igrejas, duas linhas de trem chegaram o a Iola, que tinha aproximadamente 110 habitantes. As linhas de trem alavancaram o crescimento da cidade, que passou a ter um jornal, o "Iola Enterprise", que era editado por um pastor da primeira igreja do lugar. Em 1910 a população era de 300 pessoas e o primeiro banco foi aberto.

O pico populacional foi de 500 pessoas em 1936, quando a cidade também já contava com 12 comércios, mas após a segunda guerra mundial a população voltou para o número de 300 pessoas, que se mantém estável até hoje. Em 1970 os campos de petróleo da região passaram a ser explorados, e o número de comerciantes saltou de doze para trinta e nove.

O filho mais ilustre de Iola é o jogador de basquete Chris "Birdman" Andersen, que joga atualmente no Denver Nuggets, da NBA. Foi ao pesquisar sobre o Birdman, um dos mais queridos e excêntricos jogadores americanos (e um dos que eu mais acompanho também), que cheguei à essa cidadezinha simpática.

The Birdman

Nenhum comentário:

Postar um comentário